domingo, 3 de outubro de 2010


                                 
                   Primeiro Voto!                 

Hoje, não parecia aquele domingo como o da semana passada. Daria para escutar de longe a movimentação de pessoas, com seus papéis de guia (para não esquecer quem votar) em mãos. As carrocinhas de cachorro-quente, raspa-raspa, bancas de revistas aproveitaram para faturar. O trânsito estava um caos, todo mundo no meio da rua. Os carros buzinando, motoristas xingando... Via crianças, ansiosas para puder apenas apertar as teclas dos números e o ‘confirmar’ da urna.  Era a hora de exercer a cidadania. Em poucos minutos observei todos em minha volta. Uma velhinha catadora de latinhas, que olhava para seu título como se fosse à última vez. Distraída, tinha chegado a minha vez, estava ansiosa. Meu voto não é qualquer coisa como ouvi pessoas dizendo: Vote em fulana, já ganhou mesmo. Depois dessa barbaridade o homem estava na minha frente (identifiquei como mesário por causa do crachá). Ele conversava com a mulher que lhe pedia o documento original com foto. Ele dizia que via nos comerciais que era necessário apenas o título. A mulher o retrucou, e apontou para mim que estava com a identidade e o título. Olhando pra mim, abaixou a cabeça. E pensei logo...
- Como alguém não acompanha os noticiários e propagandas realizadas pelo TSE, avisando sobre essa nova ordem? Preferi ficar quieta. Minha irmã estava ao meu lado, e quando viu que eu iria até a urna ficou louca para apertar os tais ‘botãozinhos’. Claro que não deixei apertar em todos. [risos]. Ah, senti-me livre e leve. Meu voto foi tão consciente que eu poderia gritar para todos ouvirem e até convencê-los. Vou guardar com muito carinho esse comprovante de votação. Estou parecendo uma brasileira boba. Ah, boba não! Consciente do amor que tenho pela minha pátria, que apesar dos pesares admito que esteja bem melhor do que épocas passadas. Que não se compara, por exemplo, com a ditadura, onde a democracia não existia. Por isso minha valorização. E digo que votar em branco ou nulo não traz retorno nenhum. Você está desperdiçando a oportunidade de expressar o que quer para seu país.

Agora é só saber se vai ter 2º turno. [risos]




10 comentários:

  1. Poxa Sabbahana, me identifiquei muito com o texto... Hj também foi meu primeiro voto, e senti praticamente as mesmas coisas que vc... Principalmente na parte do comprovante... Passei o dia olhando pra ele (KKKKKKK). Parece besteira mesmo, mas não é!!!

    ResponderExcluir
  2. Aércio disse:
    Sabbahana, gostei muito desse texto, pois ele trás a tona um assunto importante: a importância da valorização do voto, que não é algo banal, pois como todas as nossas outras atitudes, é algo que fazemos hoje e que mudará nosso amanhã.
    Sinceramente, ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários. Matheus é incrível mesmo e vejo que não sou a única a sentir essa sensação.
    Ah, Aércio o que você disse apoio totalmente. É preciso que as pessoas sejam conscientes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo do teu blog é mt bacana, sempre com uma boa visão das coisas.
    Eu lembro q tb votei qd tive oportunidade, achei extremamente importante e tal, acho que hoje em dia as pessoas devem ficar mais conscientes msm dês de cedo.
    Ah! colokei um link do teu site la no meu ok? abraço!

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Muitos jovens não dão importância a política o que deveria ser o contrário. É preciso 'abrir a mente' para esse assunto, um dos meus objetivos aqui no blog.

    Só não vale dizer:
    ABRA A CABEÇA! Guaraná Antarctica.
    kkkkkkkkk.

    Obrigado Ródjer por colcoar o link no meu blog. Claro, retornarei com a mesma cortesia.
    Abraços, parceiro!

    ResponderExcluir
  6. haha ae mulé massa o texto visse, meu primeiro voto, e sei concerteza que não foi em vão, me senti o patrão desse país, o carinha que pode decidir o destino, mudar o curso de um país, através do meu voto, votei avaliando cada candidato e creio ter feito a melhor escolha, foi ótimo, experiência interessante, terei outras concerteza, valeu a pena, participar da maior festa da democracio brasileira, além de ter sido o primeiro secretário da minha seção 027 \o/ posso encher o peito e dizer que participei da maior festa da democracia. Belo texto mulé vlw o// \\o

    ResponderExcluir
  7. Ótima iniciativa e também belos argmentos você tem postado, só vale lembrar o cuidado que se deve ter com os erros gramaticais. Ex: "ansiosa" não seria "anciosa"?
    Valeu! abraçooos BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkk,
    não Déa.
    Ansiosa é com 's' e sempre foi.
    Cuidado com os erros gramaticais.

    Mesmo assim, valeu amor.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sim, claro Sabbahana! Não é atoa que no meu comentário anterior, lhe fiz uma pergunta e não afirmei nada. OK! É realmente com 'S'. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. "só vale lembrar o cuidado que se deve ter com os erros gramaticais".

    Bom, pelo teu comentário foi como eu estivesse errado. Mas, isso não tem problema Déa. Eu erro sou humana, gosto de ver onde errei para puder consertar. Eu fiquei procurando no texto e nada encontrei. Ah, e geralmente levo na esportiva.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...