quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


 Por que a Saga Crepúsculo é 
alvo de críticas ?




" - Não tenha medo - murmurei. Nós pertencemos um ao outro.".

         Antigamente os jovens tinham como sua fonte o romantismo. Era o meio de extrair o mais puro do sentimento humano. Isso era notado até na forma como por exemplo, um jovem se dirigir para galantear uma moça. Os romances embalsamavam seus corações, e mostravam que até o amor mais impossível,  transforma-se, e passa a ser possível.   
        Hoje em dia é notável a concepção dos indivíduos em relação ao amor. Não se sabe o que é romance,  nem o significado do dizer "eu te amo". Garotos crescem cercados pelo machismo, de que homem romântico é aquele onde deixa as portas abertas para a traição; já para as garotas ser romântica é o mesmo que ter ingenuidade demais e consequentemente sofrer. Não é para serem culpados. 
      A própria mídia, influência de leituras, amigos os ajudam a terem esses pensamentos críticos que não são construtivos. Um exemplo disso, é quando é questionado sobre a Saga Crepúsculo. O best-seller é um sucesso em bilheterias e exemplares e traz à tona esse amor impossível, delicado, verdadeiro e recíproco. Mas, é alvo de muitas críticas. 
       O que é irônico é que se fosse um filme onde tivesse algum atrativo de sensualidade,  tenho certeza de que críticas seriam bem menos apontadas. Acho melhor envolver os jovens com um romance doce, "meloso",  do que influenciar para vulgaridade precoce. Por isso que a realidade é ver crianças de 12 anos interrompendo uma das fases mais importantes de suas vidas para sua formação, para assinarem o termo de responsabilidade tendo imaturidade para cuidar de outra criança. 
        A maioria tem a tendência de querer opinar o que os outros acham que é o melhor. De querer fazer parte do grupo que acha que o vampiro é um viado, ou que a moça a virgem. Antes de ter o pré - conceito, leia sem ter essa parcialidade. Forme sua opinião sem "dedos apontados" para uma inclinação que eles querem que você tenha.  







4 comentários:

  1. Helen Menezes

    MUITO bom seu texto! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, muito bem escrito,poeticamente belíssimo, e uma critica para esse pseudo amor moderno, o romance me parece fora de moda em tempos atuais, o filme em si não curte muito não. pq me apego ao vanguardismo do legado de vampiros de outrora como o Drácula ou até mesmo vampiros com o Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt) em "Entrevista com o Vampiro (1994)", sabe curto mesmo essa sagas, mas o Crepúsculo até gostei da forma que aborda toda o romantismo no filme , mas as caraterísticas do vampiros que o filme trouxe forçou a barra hehe.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima opinião sobre como o livro e o filme são vistos pela maioria das pessoas. Seu texto traduz o que vemos hoje em dia, uma infância terminando cada vez mais cedo, influenciada pela mídia. Particularmente não gosto do filme, pois não consigo enxergar a figura do vampiro que ele traz. Porém, também, não acho a história ruim.
    Então, é isso.
    Parabéns Sabbahana!

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima opinião sobre como o livro e o filme são vistos pela maioria das pessoas. Seu texto traduz o que vemos hoje em dia, uma infância terminando cada vez mais cedo, influenciada pela mídia. Particularmente não gosto do filme, pois não consigo enxergar a figura do vampiro que ele traz. Porém, também, não acho a história ruim.
    Então, é isso.
    Parabéns Sabbahana!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...