domingo, 1 de janeiro de 2012

Eu em uma apresentação de trabalho do Jornal de Ontem, sátira ao JH da Globo.

Ϟ  Texto inspirado no Dia do Jornalista
sonho que conquisto a cada dia!


As asas da alma são os nossos sonhos. Eles que definirão se suas penugens serão leves ou pesadas. Só tornando-se um fardo quando não existe compatibilidade. Mas, quando unidos por um só ideal e objetivo se realizam e o resultado é a incrível felicidade. É assim que me sinto quando penso na minha carreira jornalística. Sempre gritei aos quatros cantos, que iria seguir esse sonho. Quando era criança, as perguntas como: - “O que vai ser quando crescer?”, eram sempre rotineiras e quando respondia que queria ser jornalista, tendo a maior convicção de que queria aquilo para minha vida, mesmo não tendo nem noção do que ela representava ainda, as pessoas achavam graça, e diziam que tinha personalidade forte e que logo amadureceria e desistira da tal ideia que para elas eram “absurda”.                   

Lembro no meu primeiro estágio quando um servidor disse: " Só se você quiser passar fome, e hoje em dia eu, e a maioria das pessoas já sabemos que o jornalismo, não está mais na lista contadas como profissões, assim como o curso de moda.”. Eu fiquei estarrecida! Será que ele tinha noção do que estava falando?
Não, ele não tinha a percepção do valor da comunicação para a sociedade na construção de um mundo que hoje depende da troca de informações para fortalecer o conhecimento da nação. A Comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana, sendo uma das profissões mais antigas da sociedade. Enganam-se quem define a profissão ao ato de só opinar. É preciso ser crítico, ter visão sistemática, imparcialidade e claro, técnica. Sim, técnica... Frisei isso para mostrar o quanto é importante a formação, enfim o diploma do curso em mãos.  

Muitos ficam indignados com a naturalidade com que eu lido com o assunto, quando falam da queda da obrigatoriedade, porém eu acredito que nenhuma empresa séria vai se arriscar em contratar alguém que não sabe o que é um lead, ou critérios de noticiabilidade. É algo tão simples de ser entendido, mas que ainda teve reflexos negativos em vários estados, principalmente nos vestibulares ao ver as concorrências do curso nas universidades pelo país.  Para mim, cada dia em que me envolvo mais com a profissão, percebo minhas habilidades aguçadas e que são perceptíveis. Entendi que cada ser nasce com um dom. Não só de cantar, tocar, desenhar... Estas são habilidades aprendidas com o tempo. Mas, o dom que juntamente com elas te fará um grande profissional. E isso também depende de você. O resto, não está nem um pouco preocupado se está tendo realização profissional, ou não. O que importa para sociedade é que esteja empregado, com uma graduação. 
Seja ela qual for. 

Por isso, meu conselho é que se for escolher, ou se está naquela maré de indecisão, quanto ao que se identifica pelo que lhe trará mais retorno financeiro, pense muito bem.  Dedicar o resto de seus dias, em algo que você não sente que terá dedicação, te dará retorno negativo. Se tornar um profissional bem sucedido está primeiramente na forma como se trabalha,  tendo dedicação e prazer naquilo que se faz. Isso me dá mais forças naquilo que sempre esteve em minhas veias. Em cada palavra dita. Em cada postagem. Em cada reconhecimento do meu trabalho. E é por isso que parabenizo a mim, aos jovens sonhadores e todos os profissionais da área pelo dia majestoso que é o “Dia do Jornalista”. 

Um comentário:

  1. ANDERSON CAMBRAINHA30 janeiro, 2012 05:40

    Siga seu sonho e terás sucesso, se Deus quiser! Boa sorte, linda, e que você consiga vencer todas as etapas de sua vida. Torço muito por você, seu fã! (: bjos

    Belíssimo texto

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...