sábado, 2 de outubro de 2010

"O jornalismo é um sonho de infância.
 O amor às pessoas e à verdade é o motivo mais forte."




Entrevista com a jornalista Kátia Esteves, para aqueles que tendem a deixar as perguntas-pregos, martelar suas cabeças sobre a profissão, adivinha qual?   Jornalismo, claro. Realizada no dia (domingo) 26/09/10, via Messenger.
Foi uma grande oportunidade de esclarecimento dedicada aos jovens que estão prestes a realizar o vestibular e estão cheios de dúvidas.
SJ diz: O que te motivou para seguir a profissão?
Kátia diz: O jornalismo é um sonho de infância. O amor às pessoas e à verdade é o motivo mais forte.

SJ diz: Quais os pontos positivos e negativos do jornalismo em geral?

Kátia diz: Positivo: Poder se expressar da maneira que desejar sobre determinado assunto, ser a voz do povo, mostrar ao mundo as verdades e mentiras da política, religião e assuntos de interesse mundial.
Negativo: Você pode ser preso, morto como o grande jornalista Tim Lopes, muitas vezes ter que mentir contra a vontade para não prejudicar a carreira. Poderia passar a noite enumerando.

SJ diz: A história de "matar um leão por dia" é totalmente verdadeira?

Kátia diz: Depende acho que a expressão correta seria, dominar o leão e não matar.
O leão são os problemas que você vai enfrentar no começo da carreira o que conta é o QI
e há muita competição no meio jornalistico, mas se você domina bem o que faz, é competente e inteligente, não vai precisar matar nenhum leão.
É mito.
SJ diz: O que faz com que o curso de jornalismo seja tão procurado, principalmente pelos jovens?

Kátia diz: É interessante, porque quando eu resolvi ser jornalista achei que ia ser muito fácil, mas na metade da faculdade queria desistir porque é muito chato ficar estudando o português. Uns escolhem pelo glamour, outros pelo dinheiro e pouquíssimos pelo amor à profissão. Acontece que as aulas começam com 80 alunos e terminam com 10.
A parte técnica e burocrática do estudo do jornalismo é muito massante, então as pessoas descobrem que na verdade não é "aquilo" elas vêem na televisão, o "burado é mais em baixo" a coisa é mais séria e tem que gostar muito pra chegar até o fim. Mas os que chegam, serão com certeza, bem sucedidos.

SJ diz: Virando modismo?

Kátia diz: É como eu disse pra você muitos vêem como glamour e eu não os culpo, afinal você tem VIP pra entrar onde quiser. É aquela tal história: Ser jornalista hoje é ser "chic".
Detalhe: Não precisa mais de superior para ser jornalista.


SJ diz: O pessimismo é presente sua vida profissional?

Kátia diz: Não. Sou realista. Pessimista nunca. Não faz bem para nenhumas das profissões. As pessoas ficaram magoadas pelo fato do jornalismo ter virado "carne de vaca" e virado uma profissão qualquer, mas há jornalistas e jornalistas, assim como médicos e médicos, advogados e advogados.

SJ diz: Se fosse para deixar uma mensagem para quem deseja seguir a profissão o que diria?

Kátia diz: Eu faria uma pergunta: Você está preparado para enfrentar filas e filas de emprego? Se estiver, é porque você tem amor à profissão. Vá com Deus e boa sorte.






4 comentários:

  1. A profissão de jornalista é muito interessante. Eu quando pequeno cheguei a pensar em ser pois lida com investigação de fatos, porém á mais segura do que ser detetive (ou não).
    Muito boa a entrevista e o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, não gosto de rotina, e acho que isso é uma das coisas que me atrai. Tb desde pequena sempre tive esse sonho e pretendo realizá-lo brevemente.
    Obrigada pelo apoio, querido. *-*

    ResponderExcluir
  3. A profissão é maneira, mas falo para minha filha que paga pouco e trabalha muito. hehehe.

    acesse: http://editandocomwellingtonserrano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mesmo admirando a profissão essa dúvida também martelava minha cabeça. Mas, depois de entrevistas com profissionais, (também de outras áreas) vi que o que vc faz com dedicação sempre sai melhor. E existem "estratégias" de como você deve trilhar caminhos para ter sucesso em sua profissão.

    Obrigada pelo comentário, um grande abraço!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...