sexta-feira, 9 de dezembro de 2011



Sophia Fernandes merece aplausos ?
Mais um caso de Xenofobia abala as redes sociais



Se você acha que o caso da estudante, Mayara Petruso ultrapassou as raias do absurdo, com citações e xingamentos abusivos referentes aos nordestinos, no seu twitter e facebook, é por que ainda não conferiu o que a estudante Sophia Fernandes, também publicou em suas redes sociais. Parece que não serviu de lição, a sua companheira de idéias absurdas, ter sido condenada pelo Ministério Público Federal pelos crimes de racismo. Além de ter sido demitida, do escritório de advocacia que trabalhava. Um absurdo, pra quem decidiu uma carreira, que envolve em peso, a área dos direitos humanos. É até irônico. Pois é o que acontece. Elas e tantos outros estudantes que apóiam esse tipo de iniciativa, fazem parte do grupo de universitários de classe média — que supostamente representam 4% da elite intelectual do país, culta e esclarecida, onde são os responsáveis por difundir essa forma de preconceito. Uma série de xingamentos e agressões aos nordestinos, caracterizando a xenofobia. E isso tudo por um só motivo...  Ansiedade de sair do anonimato e de aparecer a qualquer custo. Não medindo as conseqüências. Outro ponto a ser analisado é a infantilidade de alguém apoiar essas opiniões estando ciente, de que o Brasil é o país mais rico em miscigenação de raças. Na própria família, na árvore genealógica até dessas garotas, e de todos nós, encontramos essa mistura, que caracteriza o povo brasileiro. Todos fazemos parte de um só país, tendo os mesmos direitos. Pode ter certeza, que correm em nossas veias, as raízes nordestinas, sulistas... E de tantas outras regiões, pois elas em conjunto que definem o ser brasileiro e o diferencia dos demais. Espero que isso sirva de lição mais uma vez, para aqueles jovens que tentam aparecer na mídia. Prefira ir pelo caminho de te reconhecerem pelo que você faz, por quem você é. Não agredindo, para ser curtido ou retweetado tantas vezes. Mude de opinião. Isso transforma qualquer ser humano.

Foto retirada - Twitter - @SophiaOfDreams

_________________________________________________________________________________

Vamos fazer parte dessa ideologia. Somos todos iguais. Uma só nação.
Ronan Lúcio já faz o seu papel de cidadão brasileiro, faça o seu também!


10 comentários:

  1. Obrigado pela citação, querida! Eu odeio mesmo quem descrimina as pessoas! Ainda mais um povo tão bacana. Não é diferente do resto do Brasil... E se for... não é para pior!

    ResponderExcluir
  2. - Sabe o que eu acho?
    é que ela deve ser uma burra!
    por que, ela não deve saber o que é cultura nem literatura ! isso sempre vai existir existem pessoas que não evoluem mentalmente!

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço o seu apoio.
    As pessoas precisam aprender a mudar essa concepção tão hipócrita.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom, queria primeiramente parabenizar a iniciativa de voltar a escrever, ou seja, fazer o que você gosta de fato. É notório que esses tipos de comentários extremamente preconceituosos divulgados nas redes socias fazem parte de um grupo de pessoas que querem "aparecer" apenas. Ainda assim é lamentável que isso ocorra nos dias atuais. O importante é sabermos que nós, nordestinos, nos orgulhamos de ser o principal destino de férias de sulistas, sudestistas e de outras localidades desse país e do mundo... Fomos nós os "cabeças-chatas", "baianos" ou "paraíbas", que levantaram as maiores e mais desenvolvidas cidades desse país. Argumentos bem centrados e desenvolvidos derrubam qualquer tipo de preconceito ou descriminação!

    ResponderExcluir
  6. Então eu sou fruto de uma legitima mistura de raças, meu Pai é cearense, minha Mãe é mineira e Eu nasci em Osasco-SP, mas atualmente moro em Mossoró-RN, onde é um dos maiores produtores de petróleo e de sal do País, ao contrario que a Sophia Fernandes fala o Nordeste em um modo geral é capaz de se auto-sustentar e ainda colaborar com o sustento do país. Eu sou totalmente contra que fala algum tipo de descriminação a qualquer tipo de raça, de religião, classe social e preferencia sexual, eu andei fazendo algumas piadas sobre o estado dela, mas não por descriminar, mas sim como uma forma de fazer ela enxerga que até mesmo o "Mundinho Perfeito" dela que segundo ela é o estado dela RS tem seus defeitos e seus mitos sociais, mas acho que isso não mudou em nada na cabeça dela, então deixa ela com esse pensamento racista e vamos torce para que essa menina não polua a mente de outras seres tais como: amigos, familiares e até mesmo se ela tem ou não quem sabe futuros filhos e que não gerem uma especie de razão a esse preconceito e não acabe levando esses preconceituosos a cometer algo contra os Nordestinos, tipo alguma violência física, por isso espero de coração e tenho fé na justiça que não vai deixar um jovem manter esse pensamento de ódio e nem deixar essa unica maçã podre poluir mais mentes próximas a ela do que estão. Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, falou bem. São pessoas que buscam holofotes a qualquer custo. Claramente transparece a verdadeira intenção de chocar. Então nos encontramos naquele impasse: nos manifestamos e então damos a ela justamente o que deseja - visibilidade, ou nos omitimos e a relegamos ao ostracismo? Eis a questão... Quanto a primeira opção, vejo uma única alternativa válida: soube de denúncia feita ao Ministério Publico Federal de episódio semelhante. Este tipo de ação sim é eficaz em barrar atitudes desta natureza. Caso contrário, prefiro a segunda opção, e deixar que o bom-senso dos que leem as postagens dela fale mais alto, e que dêem progressivamente unfollow. De qualquer forma, gostaria de parabenizá-la pelo olhar crítico e atento, pela redação criteriosa e pelo capricho, amiga. Abraços.
    Fábio Augusto
    www.fabioaugustoonline.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Sabba!!! Tu escreve muito bem! Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Eu não me considero com criatividade pra escrever, mas me considero apto a ler e saber o que é um texto bem escrito e agradável, Sabbah. Orgulho de saber que tu vai fazer sucesso viu! Amutxê ;)

    ResponderExcluir
  10. Maria do Céu

    Escrita de quem tem conhecimento! Parabéns!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...