sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

         

                    E L I S     V I V E

         O tecido de nossa musicalidade popular brasileira tem como base a melhor cantora de todos os tempos.  Sua voz encanta gerações, sua interpretação ultrapassa a alma de quem a ouve, e de quem a experimenta. É algo que vicia que te prende e te faz ver o encanto de uma música que nos transporta aos sonhos de nossa consciência. Elis vive.  Transformando simples palavras em cenário presente. Hoje as águas de março dependem da sua voz para ter algum sentido incomum.


          Só o seu sorriso quente, despertava a esperança equilibrista. Ter a visão dos desejos mais simples que se possa querer, como uma casa no campo para compor rocks rurais, ter amigos do peito, e um filho de cuca legal e puder plantar discos, livros e nada mais importar. Não consigo pensar no Brasil, sem Elis.  Ao ouvir cantando “Como Nossos Pais”, você pode sentir de que uma época de repressão como no regime militar, uma estrela surge... Pesar dele, contra ele, por conta dele.
         Depois de 30 anos da sua morte física, esse país desmemoriado aparentemente sabe o que precisa lembrar, de um jeito ou de outro, por saberem do deserto musical em que vivemos hoje. Será que se com ela nosso presente seria outro? Ouvindo e olhando, quem sabe a cantora, nos tiraria desse muito pouco em que andamos atolados, mesmo aos seus plenos 67 anos?  A música popular brasileira atualmente já está perdida, e agredida. Já não se sabe nem sequer defini-la. 
        Esquecem que é um gênero e não uma nomenclatura. Em uma pesquisa nas redes sociais, pude perceber a opinião sobre o assunto.
“Música popular Brasileira é todo som que a maioria tome gosto, tornando-se assim popular, agradando a massa”. A MPB tem origem da Bossa Nova, logo cantores e bandas que aderem ao gênero, possuem influência nessa característica. Sheldon faz parte da MPB? É o mesmo que dizer que ele tem raízes da Bossa Nova, por exemplo.  Mas, também não tiro a culpa da sigla, quando ela engloba a palavra “popular”.  O que se espera é uma nova repaginação a respeito dos estilos, e não esquecer a essência brasileira,  música poética e que faz parte do contexto histórico da nação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...