sexta-feira, 21 de junho de 2013



Vá para as ruas!  
Só que sabendo o que vai protestar...

Caras pintadas e cartazes nas mãos com citações montadas e retiradas das redes sociais.   Tão frustrante criatividade! Muitos nem ligavam se os pensamentos tinham haver com a real questão do momento.  Até um grupo de pessoas protestando pelos “boysmagia” tinha no meio da multidão.  Outro de “cheira-cola” gritava por seus direitos de cambalearem pelas ruas da capital sem que fossem importunados. Parecia mais um carnaval do que uma reivindicação aos direitos dos cidadãos recifenses. O “ser revolucionário” tinha que ser praticado mesmo que tivesse passado a vida sem nem saber pra que serve um vereador e em quem votou nas últimas eleições.  Essa moda de gente politizada foi despertada depois dos noticiários e amigos compartilharem sobre a grande concentração de pessoas reunidas em diversos estados do país.

O movimento “À Luta Recife” retirou mais de 100 mil pessoas do seu mundo cibernético para as ruas. É triste, mas uma das manifestações mais marcantes da história de Pernambuco teve seu foco desvirtuado. Isso deve ser por causa da falta de experiência em saber gritar pelos seus direitos. Cidadania é uma palavra tão linda e cativante por sinal, entretanto ilude quem realmente não entende o seu direcionamento principalmente nessas causas sociais. Representantes do Movimento Passe Livre (MLV) em São Paulo apresentaram as propostas para Haddad e Alckmin através dessa “voz ativa” afim de que tivessem uma solução quanto ao custo das passagens.  O problema foi analisado e através da insatisfação demonstrada nas ruas de força inigualável que foi dada uma resposta rápida para esta questão.

A problematização é somada pela falta de divulgação a respeito da essência do protesto nesses últimos dias. Muitos manifestaram dizendo que não entendiam o verdadeiro motivo das reinvindicações já que as tarifas de passagens do transporte público tinham tido redução. Como está sendo dito é muito mais do que os “0,20”. A causa do movimento tem suas raízes fincadas nas seguintes metas:



Portanto é o que não está sendo realizado. Desde o início está sendo apontada uma necessidade de foco e organização. A realização de uma manifestação tem a essência de querer chamar atenção dos governantes ao problema e dá direito ao povo lutar por uma nação mais justa. Mas, como cada pedido pode ser analisado, discutido, se não existe uma base para o que é levantado em pauta pelos cidadãos?

É preciso colocar a “cuca” pra funcionar sem precisar de um mascarado ditando as regras do que é preciso fazer, como é no caso da influência do Anonymous ou das postagens revolucionárias. Não se jogue para as ruas só por puro modismo. Precisamos de mudar essa situação de uma maneira que tenhamos retorno positivo.


5 comentários:

  1. Adorei! Concordo com cada palavra Sabb! Grandes revoluções da história começaram por "pequenos motivos", é como se fosse uma gota que transborda de um copo cheio. Por mais paciente que algum ser humano seja essa paciência transborda e vem o grito dentro de si com força de querer ver uma mudança. Isso é o que acontece no Brasil, sendo um dos país a mais tarde despertarem, sonolentos, sem rumo ainda, mas mostram o reflexo da gota que transbordou porém se faz necessário uma consciência de qual o objetivo se não vira uma modinha "Ah, vou ali protestar para mostrar aos outros que faço parte da mudança!". Parabéns querida!

    ResponderExcluir
  2. Faço também as suas palavras!
    Tanto tempo engolindo corrupção e agora quer vomitar tudo de uma vez. Como vai ser possível enxergar cada problema nessa meladeira toda? É assim a situação do país. Lamentável. Obrigada pelo apoio Saulo!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Sabbah! eu também concordo estão indo as ruas sem ter um ponto ao protesto, sem um foco na verdade. Pelo fato de estarmos tão cansados de roubalheira que o aumento da passagem foi o "fim da picada" que terminou nos despertando. Eu acho que deveríamos realmente baixar mais ainda a passagem, já que pagamos absurdos em impostos de praticamente TUDO! E seria de acordo fazer outros protestos em relação aos outros assunto. Mas também entendo que esse protesto, grande protesto trouxe á tona tudo que estava entalado em nossas gargantas. Por isso estamos vendo cartazes diversos, com vários assuntos. Mas o que vale mais de importante ainda, é que o povo decidiu ir para as ruas e fazer jus ao que é certo... NOSSOS DIREITOS!
    Parabéns pelo texto Sabbah, ficou muito bom e claro como sempre falando o que pensa que é o que todos deveriam fazer sem medo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sabbahanna, seu texto é correto quando identifica um dos problemas das manifestações: a falta de foco e uma pauta concreta. Nenhuma das manifestações realizadas em Recife teve comissão de "negociação" ou marcou audiência com o prefeito ou o governador. Apenas gritar por 200 causas é democrático, mas não resolve nadinha.

    Por outro lado, essas tais "5 causas" não são unanimidade de jeito nenhum. Pessoalmente, tenho dúvidas se a PEC 37 é tão ruim assim, já que uma instituição séria como a OAB defende sua aprovação.

    Vale dizer também que Anonymous, longe de ser um grupo só, tem várias opiniões conflitantes entre eles. Olha isso:

    http://www.nerdices.com.br/wordpress/2013/06/23/anonymous-nega-ter-produzido-o-video-que-circula-nas-redes-chamado-as-5-causas/

    Um beijo!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...