domingo, 2 de fevereiro de 2014

O vovô que nada sabia sobre o Santa Cruz



Na beira do canal do Arruda, homens arregaçavam suas mangas para recuperar a fachada do cantinho tricolor. O sorriso de quem passava pela Avenida Beberibe era de se notar. Estampado no rosto do trabalhador que acordou às 5h da matina para o serviço, da dona do fiteiro que dormia esperando a parada chegar, lá estavam naquele ônibus lotado que parecia fazer questão de parar bem em frente do estádio.
- É tricolooor!  Cem anos não é pouca coisa não, time do povo... É isso mesmo!

O motorista abria a porta dianteira saudando a todos com suas vibrações corais.

O senhor sentado ao seu lado esbravejou:

- Timinho!  Sem título de expressão, pobre Santinha...  Time dos menos favorecidos.

Sim, seu velhinho. Esse tal "pobre e desfavorecido" me faz recordar da sua torcida humilde, que não tem riqueza, mas que faz uma festa danada a cada disputa, a cada drible e caprichada no estilo de Caça-Rato que até Xico Sá nomeou como "príncipe dos cafuçus".

O “Santinha” que o senhor se referiu, possui um amor de uma torcida que pode ser comparado como de um pai ao seu filho que na hora que é preciso fechar o cerco, é o primeiro a tomar as rédeas, mas também quando a alegria toma conta das batidas do coração, nada mais importa a não ser o que foi conquistado.

O “sem expressão” abala as estruturas dos rivais pela sua presença marcante em rankings no espetáculo futebolístico. Suas cores resumem bem o vai e vem de emoções. Apesar das dificuldades (preto), as vitórias (branco), que não vêm de uma hora para outra, são almejadas com garra e coragem (vermelho).

É assim que o time das multidões arrebatam fãs pelo mundo afora. Sua história que completa 100 anos quebra paradigmas, ao abraçar negros, pobres, se diferenciando do futebol elitizado da época.

Olha vovô, o senhor pode ter vivido muito tempo, mas não aprendeu que o melhor da vida é se doar sem esperar algo em troca. Esse é o sentimento que abraça cada torcedor neste centenário, sem divisão, sem proporção e sem explicação. Mesmo não torcendo para o Santa Cruz, essa sua preocupação, já é indício de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua Opinião!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...